BLOG

Onde podem ser avistadas as Auroras Polares

  • Onde podem ser avistadas as Auroras Polares
  • Onde podem ser avistadas as Auroras Polares
  • Onde podem ser avistadas as Auroras Polares
  • Onde podem ser avistadas as Auroras Polares

Onde podem ser avistadas as Auroras Polares

Quando o plasma solar atinge o campo magnética da Terra é canalizado para os polos. Com isto, as reações de interação ocorrem com os gases presentes na atmosfera da Terra liberando energia em forma de luzes coloridas que dançam e iluminam o céu.

Mas, onde exatamante podem ser avistadas as Auroras Polares? Tomemos por base as linhas imaginárias dos Círculos Polares Ártico e Antático. Ambas as linhas cruzam a Terra aproximadamente nas latitudes de 66° ao sul (Antártico) e ao norte (Ártico). A visibilidade da Aurora, da forma geral, inicia-se nas latitudes 63°, tanto ao norte quanto ao Sul. 

Existem um indicador que dá uma idéia da amplitide que as Auroras Polares podem atingir. Amplitude aqui neste contexto indica o quanto abaixo das linhas dos Círculos Polares as Auroras poderão ser vistas. Este indicador é conhecido por Kp index, e possui uma escala de 0-9. Nas condições normais, em que não há grandes tempestades solares, este Kp index gira em torno de 3. Nesta condição, as Auroras são visíveis nos céus das localidades entre 63° - 80°, tanto ao norte quanto ao sul

Nestas latitudes estão contemplados no hemisfério norte: Estados Unidos (Alasca), Canadá. Groenlândia, Islândia, Ilhas Faroé, Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia (nestes 3 últimos países numa região ao norte comum aos 4 países conhecida por Lapônia).

No hemisfério Sul, a visibilidade fica comcentrada sobre o continente Antártico, Existem algumas pequenas ilhas ao Sul da Nova Zelândia onde há possibilidade de avistar a Aurora Austral (nome que se dá à Aurora Polar no hemisfério Sul). No entanto, estas ilhas são inabitadas, não possuem estrutura e é necessária uma autorização do governo da Nova Zelândia para visitá-las.

Quando as tempestades solares são mais severas, o índice Kp pode chegar até 6 (a condição de atingir o índice 9 é bastante difícil), a amplitude de visibilidade aumenta. Numa situação como esta, a Aurora Boreal (nome que dá à Aurora Polar no hemisfério norte) pode ser avistada em cidades como Oslo (capital da Noruega) no norte da Irlanda e na região do grandes lagos (fronteira entre Canadá e Estados Unidos)

 

TOP