BLOG

Aurora Boreal - O Maior Espetáculo da Terra

  • Aurora Boreal - O Maior Espetáculo da Terra
  • Aurora Boreal - O Maior Espetáculo da Terra

Aurora Boreal - O Maior Espetáculo da Terra

Lembro exatamente da reação que eu e minha esposa tivemos quando vimos pela primeira vez a Aurora Boreal na Noruega: os nossos olhos se encheram de lágrimas e a emoção tomou conta das palavras. Nos abraçamos e ficamos contemplando.

Sem medo de errar: a Aurora Boreal é o maior e mais lindo espetáculo natural que o olho humano será capaz de testemunhar ao longo da vida.

Já se passam 6 anos desta primeira experiência. De lá para cá tivemos o privilégio de avistar a Aurora Boreal também na Islândia e no Canadá. No total já foram 12 noites, uma completamente diferente da outra!

Criei uma paixão pelo assunto. Na verdade, esta paixão já vivia quietinha dentro de mim. As viagens para avistar o fenômeno só trouxeram este sentimento à tona.

Sem dúvida trata-se da maior experiência que se pode viver. As emoções afloram e há uma renovação definitiva na maneira de pensar a vida.

Dentre todas, a viagem para a Islândia foi que nos proporcionou a melhor experiência. Foi simplesmente espetacular! Chegamos no aeroporto, pegamos o carro alugado e fomos em direção à Reykjavík. Nos 50 km que separam o aeroporto da capital devemos ter parado mais de 15 vezes para fotografar e admirar a paisagem. Só não paramos mais porque começou a chover e já estava anoitecendo. A primeira impressão vivida foi arrebatadora.

Ficamos 2 noites na capital. Gostaria de ter ficado pelo menos mais uma. A cidade não é grande. Tem aproximadamente 123 mil habitantes, mas é repleta de atrações. O leque de bares, cafés e restaurantes é muito interessante. A gastronomia local é rica em frutos do mar. As cervejas locais são muito saborosas.

O antigo porto, de onde hoje partem passeios para avistar as Baleias Jubarte, foi totalmente revitalizado. Possui restaurantes excelentes e lojas com produtos locais. A arquitetura original foi mantida, criando um contraste harmonioso e muito rico com as construções mais recentes do entorno.

Reykjavík é uma cidade muito organizada. É uma das cidades mais seguras e sustentáveis do mundo. Eu e minha esposa andamos muito pelas ruas charmosas do centro. Fomos a todos os pontos de interesse andando. Esta é uma experiência muito interessante. Vc pode andar por todas as partes da cidade sem preocupação.

O segundo dia de viagem foi dedicado ao Golden Circle. Este é um roteiro bastante conhecido na Islândia e que possui uma série de atrativos naturais. Neste passeio tivemos o contato com o canyon que separa as placas tectônicas das Américas e da Ásia. Também conhecemos um parque de geysers com águas que atingem 100°C. Existem vários geysers ativos, jogando água quente a vários metros de altura. Neste dia também visitamos a cratera de um vulcão inativo, onde se formou uma lagoa de cor azul turquesa, e duas cachoeiras inacreditáveis.

Nas duas que ficamos na capital noites não tivemos a chance de ver a Aurora Boreal. O tempo ficou nublado e chovia um pouco durante as noites. Aproveitamos então para conhecer a gastronomia local. A diversidade de frutos do mar é bem vasta. O bacalhau fresco é um prato suave e ao mesmo tempo rico em sabores. Existem também ótimas opções de cortes de carne e vegetarianas.

Deixando a capital, seguimos para explorar o sul da Ilha. Andamos cerca de 120 km e ficamos hospedados num hotel espetacular durante 3 noites. O hotel fica imerso em uma paisagem exuberante. A estrutura é toda em madeira e a construção se incorpora ao ambiente natural. Os quartos são extremamente confortáveis, o serviço é personalizado e a gastronomia de alta qualidade.

Durante as 3 noites que ficamos neste hotel fomos brindados com a visita da Aurora Boreal. A emoção foi tão marcante que senti a minha pele arrepiar enquanto escrevia esta parte do texto. Como a localização do hotel é estratégica, basta abrir a porta do quarto que dá acesso ao jardim e sair para apreciar o fenômeno. Avistar a Aurora Boreal degustando uma taça de vinho é indescritível. Tivemos o prazer de viver este momento durante 3 noites seguidas!

Se durante a noite tínhamos a visita da Aurora Boreal, durante o dia as paisagens naturais ficavam cada vez mais incríveis. As cachoeiras existentes no sul da Islândia não possuem similaridade no Planeta. As quedas d’água são esculpidas no terreno vulcânico de uma forma que parecem que foram pintadas a mão. Não é possível andar mais de 10 km sem ter a vontade de parar para apreciar uma nova atração natural que surge diante dos olhos. Fica até difícil descrever a emoção de estar inserido neste cenário.

A nossa viagem seguiu até uma lagoa com icebergs que fica no trecho final do sul da Ilha. Quando chegamos no local era difícil de acreditar no que estávamos vendo. Tente imaginar. Ao fundo duas montanhas unindo os vales e uma grande formação de gelo descendo por este vale até encontrar uma lagoa na sua base (lagoa formada pelo derretimento do gelo). Espalhados pela lagoa podiam ser vistos grandes formações de gelo, os icebergs. Alguns eram bem grandes. Fizemos um passeio de barco que passava por entre estes blocos de gelo. Uma aventura espetacular!

De forma impressionante, esta lagoa com icebergs se junta ao mar. Com isto, pedaços de gelo são deixados pela praia sobre a areia que, acreditem, é preta. Isto mesmo! A Areia da praia é preta com pedaços de gelo transparente e branco azulados sobre ela. Uma pintura! As fotos que tenho são verdadeiros cartões postais.

Ficamos por mais 3 noites num hotel próximo a esta lagoa e fomos brindados novamente pela visita da Aurora Boreal durante todas elas. Foi a melhor experiência que tivemos na vida até hoje. Os olhos enchem de lágrima só de lembrar da emoção que vivemos.

Nesta viagem tivemos a privilégio de ver a Aurora Boreal por 6 noites seguidas. Nenhuma das noites foi igual a outra. Em todas a Aurora se mostrou diferente. As cores mudavam, a forma com ela dança no céu também era completamente diferente. Em alguns momentos parecia que era possível tocar nela. Neste momento de contemplação vc se sente revitalizado. Era impressionante a energia positiva que nos acompanhava nas manhãs seguintes. Uma verdadeira experiência de vida!

Para finalizar a nossa aventura na Islândia, reservamos um dia para relaxar nas águas quentes da Blue Lagoon. Trata-se de um complexo com piscinas aquecidas pela atividade geotérmica natural e que possui também um ótimo restaurante, bar e 2 hotéis. Depois de alguns dias vivendo as emoções e aventuras descritas foi fundamental e revigorante relaxar nestas águas quentes.

Após esta viagem para a Islândia, voltei ao Brasil e fiquei bastante entusiasmado em construir uma forma de proporcionar às pessoas a mesma emoção que eu e minha esposa sentimos. Com isto eu poderia juntar a minha paixão, a Aurora Boreal, com o que mais gosto de fazer: promover a satisfação das pessoas.

Desde então iniciou-se a construção do conceito que leva o nome de Aurora Polar Experience: desenhar roteiros totalmente exclusivos e personalizados que combinam conforto, segurança, equilíbrio entre atividades e descanso, alta gastronomia local e serviços dedicados.

Seguro viagem premium, protocolo de segurança detalhando os cuidados a serem observados e um catálogo indicando as roupas adequadas à expedição completam o conceito desta experiência de vida.

Tenho um grande prazer em atender as pessoas e isto está refletido no roteiro apresentado e estará demonstrado no dia a dia das expedições.

Tenho plena certeza que esta experiência de vida será inesquecível e ficará registrada na sua memória para toda a vida. Tudo que você viver nesta viagem será só seu e nada nem ninguém poderá tirar de você!

Marcelo Tadeu

TOP