BLOG

O papel do Sol na Formação da Auroras Polares

  • O papel do Sol na Formação da Auroras Polares
  • O papel do Sol na Formação da Auroras Polares
  • O papel do Sol na Formação da Auroras Polares
  • O papel do Sol na Formação da Auroras Polares

O papel do Sol na Formação da Auroras Polares

Vc acorda toda manhã, abre a janela, contempla um dia ensolarado e segue sua rotina diária. O Sol, admirado por todos e responsável por aquecer o Planeta, fornecer luz e ajudar na abosrção da vitamina D pelo nosso organismo (desde que a exposição ao Sol seja feita nos horários adequados e com proteção), também é o principal responsável pela formação da Auroras Polares.

O Sol é uma grande massa em forma de plasma (nem líquido, nem gás) formada principalmente por íons de Hidrogênio e Hélio. Seu diâmetro é da ordem de aproximadamente 1,39 milhões de km. Sua temperatura média é de 5.500°C. De forma didática, o Sol pode ser dividido em 5 camadas: núcleo, zona radioativa + convectiva, fotosfera, cromosfera e coroa.

O núcleo, que encontra-se a uma temperatura aproximada de 16 milhões de graus Celsius e possui uma pressão interna absurda de cerca de 250 milhões de atmosferas. Esta condição extrema permite que os átomos de Hidrogênio se fundam fomando átomos de Hélio. É que se chama de Fusão Nuclear. Esta reação libera uma grande quantidade de energia e tb fótons livres.

Este fóton, com grande quantidade de energia, atravessa as demais camadas e chega até as camadas mais externa do Sol, quando é aremessado no espaço, no que se chama de tempestade solar. Estima-se que um fóton leve cerca de 150 mil anos para sair do núcleo e atingir o espaço.

Estes fótons, carregados de energia, viajam pelo espaço e atingem o campo magnético de Terra, sendo direcionados ao polos. Quando penetram na nosa atmosfera os fótons reagem com os gases presentes na atmosfera da Terra (principalmente Oxigênio e Nitrogênio), liberando energia em forma de luzes coloridas que iluminam e dançam nos céus em torno dos Círculos Polares Ártico e Antártico.

Tudo isso ocorre o tempo todo. É um espetáculo perfeito da Natureza!

TOP